Com a cirurgia bariátrica, o seu corpo utiliza as reservas de nutrientes para fornecer energia, para favorecer a cicatrização e a sua recuperação. Porém, no pós-operatório ocorre uma menor ingestão de alimentos e a má absorção de nutrientes devido à mudança na anatomia do estômago e do intestino. Por esses motivos, é fundamental ingerir os nutrientes em quantidades adequadas para ter um emagrecimento saudável.
As proteínas são os nutrientes mais importantes quando se trata de cirurgia bariátrica. Elas trabalham na estrutura de diversos órgãos, pele, cabelos e unhas, ajudam na cicatrização, na melhora da imunidade e no transporte de células para realizarem diversas funções no organismo.
Durante o período de emagrecimento rápido, é inevitável a perda de massa muscular e os músculos são importantes para aumentar o gasto de energia e controlar a perda de peso. É muito importante preservar a massa muscular durante a perda de peso e isso será possível através de uma ótima ingestão de proteínas.
A falta de proteínas pode levar a diversas complicações como queda de cabelos intensa e prolongada, enfraquecimento de unhas, fraqueza, cansaço e diminuição da imunidade.
É recomendado que uma pessoa que fez cirurgia bariátrica consuma entre 60 a 80g de proteínas por dia, mas essa oferta pode aumentar de acordo com a condição de saúde e nível de atividade física.
As proteínas poderão ser obtidas através da alimentação com a ingestão de carnes, ovos, leite e derivados e grãos como feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico e quando não é possível atingir a quantidade adequada deve ser utilizado um suplemento de proteínas como o whey protein.